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Quem Somos

Saiba um poco da nossa história, você também faz parte dela

A Pilili nasceu em maio de 2016, num momento de dificuldade financeira da minha família, em meio à crise, veio o desemprego, meu esposo não conseguiu se recolocar no mercado de trabalho. Eu estava afastada a muito tempo do mercado de trabalho, logo não conseguia nem entrevistas, foi ai que pensei em desenvolver minha própria empresa, fomos ao Sebrae, pegamos algumas dicas, entrei em grupos de Mulheres Empreendedoras, juntei o pouco que tinha em dinheiro, busquei profissionais que me ajudassem a desenvolver um logotipo, sacolas, papelaria, montei uma página na internet, meu esposo me ajudou com o site. Abrimos a empresa, sabíamos que precisávamos estudar, eu nunca tinha, se quer, trabalhado em loja, mas sempre fui consumidora, precisava mesmo entender o outro lado, pois como eu gostava de ser atendida eu sabia. Por 3 meses (fevereiro, março e abril) trabalhei no planejamento da Pilili. Buscamos desenvolver o site (e-commerce), estudos voltados para loja online, marketing digital, parcerias de mídia social. Fiz diversos cursos sobre redes sociais e meu esposo focou no google. Muita pesquisa de mercado com lojistas de diferentes ramos, uma escuta atenta a tudo que envolvia o empreender.  Foram em suma 3 meses de muito estudo e planejamento.  

Quem sempre me apoiou e ajudou foi o meu esposo, juntos começamos a aprender sobre empreender.  

- Qual o público alvo e com quais tipos de produtos que a Pilili trabalha? 

Nosso público alvo são mulheres, mães, de todas as classes sociais, que buscam roupas de qualidade, com preço acessível e praticidade na hora da compra. Com a vida corrida, percebemos que mães necessitam de agilidade e atenção nas demandas do dia a dia e isso envolve o vestir e presentear os pequenos. Trabalhamos com roupas infantis do P de bebê até o tamanho 20. Recentemente incluímos alguns acessórios de puericultura e também acessórios de cabelo para as meninas.  

- A loja nasceu online ou as vendas pela internet surgiram num segundo momento? Em qual momento surge a loja física?  

A Pilili é uma loja online desde de sua concepção. Todo nosso planejamento foi voltado 100% para atender a demanda através da internet. Com o crescimento da Pilili, isso por volta de 3 anos veio a necessidade de buscarmos um local maior para armazenamento do nosso estoque, para você ter uma ideia, começamos o armazenamento na sacada do apartamento onde moro, passamos para a sala, depois reformamos um dormitório para ser apenas a Pilili, mas chegou um momento que ou morávamos em outro local ou a Pilili teria que sair. E saímos, na expectativa de mantermos sempre a nossa filosofia de entrega com qualidade e preço, locamos uma sala comercial para expandir nossa capacidade de estoque apronta entrega. Com isso nasceu nosso Showroom, nome dado já que não éramos uma loja de rua, e tão pouco um estoque logístico. O Showroom se tornou nosso estoque, escritório, e para nossa surpresa muitas pessoas começaram a encarar uns 30 degraus de escada para nos visitar, contudo, surgiu também o atendimento presencial.  Em 2021, com o crescimento das vendas, surgiu a oportunidade de finalmente termos nossa loja física, onde estamos até hoje, a loja é ampla, com recepção, área de café e espeço kids, as crianças amam.

- A que você atribui o crescimento das vendas da loja? 

O trabalho diário, atenção ao cliente, atendimento personalizado, diferenciado, faz com que a Pilili cresça a cada dia. É um trabalho de formiguinha, mas muito prazeroso e percebemos que os clientes acabam retornando e indicando. Temos sempre uma escuta apurada para cada cliente, existe aquele prático, aquele que exige mais atenção, aquele que vem para tomar um café, papear, aquele que vem apresentar os amigos, trazer os filhos, sempre buscamos fazer essa leitura de necessidade do nosso cliente, isso nos ajuda a crescer e a buscar cada vez mais fornecedores que agradam nosso cliente final. 

- Como foi o desempenho de vendas durante a pandemia? Qual análise você faz desse período? 

Quando surgiu a pandemia e o fechamento do comércio, nós na Pilili já tínhamos experiência com vendas online, logística de entrega, enfim um know how de vendas a distância, porém tomamos um susto, foram para mim uns 10 dias de muita concentração, planejamento, preparo para meses difíceis pela frente, afinal, tínhamos 9 meses de Showrrom  , contas, sonhos ,planejamentos que  estavam sendo colocados a prova. Passei a ler o mercado econômico, renegociar as contas a pagar, ganhamos um tempo. E na tentativa de nos aproximarmos do nosso cliente mesmo não podendo ter o contato físico, colocamos em prática uma campanha social nomeada Doar Faz Bem, onde o cliente que doasse uma peça de roupa infantil, ganhava um cupom de desconto, e nossa logística se encarregava de retirar e distribuir as doações, isso nos deu a aproximação que tínhamos lá no showroom quando o mesmo estava aberto.  
Nosso site passou a ser mais visitado, muitas doações recebidas, vendas aumentando constantemente, chegamos a ter um pico de 300% de aumento em vendas online.  
O que tínhamos planejado para 2 anos, em 3 meses conquistamos, ai passamos a ter um novo desafio, manter esses clientes conosco.  
Esse período, foi de muito aprendizado, cautela, entendimento de mercado e muita diferenciação, afinal todo mundo foi para a internet. Costumo dizer que a Pilili se tornou uma opção junto aos grandes varejos na nossa região, pela agilidade na entrega, atendimento e proximidade pelas redes sociais.   

- Quais os planos de expansão que você enxerga para a marca? Já cogitou expandir por meio de franquias?   
Sabemos que não é nosso foco ter uma rede de lojas físicas espalhadas pelas cidades, então franquias não estão em nossos planos atuais. Hoje nosso plano é crescer e permanecer nas vendas online, ampliando a área de entrega expressa, criando centros de distribuições em locais estratégicos para facilitar a logística de entrega.  

- Quais erros no começo te ajudaram a crescer agora? 

Posso dizer que alguns erros foram preciosos para nosso crescimento, como por exemplo a escolha das plataformas de e-commerce, hoje estamos em nossa 4 plataforma, sendo possível dizer quiser que as dificuldades apontadas anteriormente foram aos poucos sendo sanadas com a busca e o desenvolvimento em uma plataforma mais completa, porém a mesma, exige um certo conhecimento técnico que ao longo dos anos fomos adquirindo.  
Escolhas de parceiros para marketing digital, existe muitas promessas para poucas entregas, esse caminho também foi estreito, fizemos muitas trocas, e só conseguimos acertar, quando estávamos tecnicamente falando a mesma língua dos terceiros, mais uma vez o retorno aos estudos se fez presente.  

- De que forma você faz a logística de entrega (Correios ou transportadoras) e de que forma poderia ter melhor? 

Hoje trabalhamos com 2 tipos de logística. Entrega própria na região do Grande ABCD onde nosso diferencial é a entrega em até 36hs gratuitamente nas compras acima de R$50,00 ou a  um custo de R$9,90 para compras abaixo. E para a distribuição nacional utilizamos os correios, no qual também temos entrega grátis para todo Brasil a depender do valor da compra.   
Aqui investimos para adquirir uma moto própria, e tb em um contrato com os correios para viabilizar o menor custo de frete possível para nosso cliente final.  

- Quais as dificuldades que você vê de ser empreendedora no Brasil e como isso poderia melhorar? 

Uma das maiores dificuldades de empreender em nosso país ao meu ver é a carga tributária, pagamos muitos impostos, valores altos, o que inviabiliza contratações, compras, melhores preços.  
Existe também muito preconceito, embora eu pense que no pós-pandemia isso melhore, com o setor on-line, alguns fornecedores se recusam a vender para lojas ditas como somente on-line.   
Existe também as fraudes do setor, que causa desconfiança por parte do cliente, mesmo investindo em segurança, penso que essa questão ainda é um tabu no Brasil, muitos sites falsos, golpistas que acabam prejudicando a credibilidade do setor online, percebo que constantemente precisamos enfatizar que sim existimos, sim entregamos, sim pode confiar.  

Políticas Públicas com impostos mais justos e igualitários entre estados e a desburocratização contábil para geração de empregos seriam pontos a melhorar.  

- Números da marca:  

Já entregamos em 22 estados Brasileiros mais Distrito Federal pelos correios. Mantemos hoje uma média de 230 entregas expressas na região do ABCD por motoboy.  

- Pode me falar um pouco sobre você: idade, formação, estado civil, tem filhos, áreas anteriores de atuação... 

Eu sou a Paula Botton.

Formada em Psicologia. Trabalho desde os meus 13 anos. Fui auxiliar de classe em escola infantil. Recrutadora e Selecionadora em agencia de emprego. Desenvolvi uma área de Treinamento e Desenvolvimento numa empresa de Segurança Operacional.  
Morei fora do Brasil, 2 anos na Austrália, 1 ano nos EUA e 1 ano no México. Aprendi e vivenciei culturas diferentes, avanços tecnológicos e diferentes maneiras de consumo.  

Sou uma pessoa que ama aprender, focada em soluções, busco sempre ver o lado positivo das coisas e das pessoas. Acredito que juntos somos melhores e chegamos mais longe.  

Nossa Visão: Temos como visão oferecer sempre produtos de qualidade, proporcionar a satisfação de compra nos clientes e atender sempre de forma personalizada e com muito carinho.

Nossa Missão: Oferecer moda infantil e acessórios de qualidade , acessíveis a todos, fazendo sempre o possível para diminuir nossos custos e assim conseguirmos praticar preços diferenciados dentro do mercado da Moda Infantil.

Nossos Valores: Respeito aos clientes e as crianças que irão vestir e usufruir do nossos produtos. Proporcionar uma compra segura, com responsabilidade e honestidade no cumprimento do nosso trabalho. Respeitando prazos de entrega e agilidade no processo de envio. Entendemos que comprar na Pilili Moda Infantil é uma maneira de adquirir sua compra com facilidade, segurança e praticidade.