Seu filho não vai aprender a ser organizado depois que crescer: ajude-o a ser agora.

O título foi chamativo propositalmente. Muitas vezes nós ouvimos certos jargões, reproduzimos sem pensar muito no assunto e, o pior, agimos com base neles.

Um exemplo disto é o tal: “criança só precisa brincar, nada mais”. Depois, essa mesma criança cresce com uma enorme tendência à desordem, sem saber direito com agir na vida, perdida e cedendo a qualquer novidade que apareça e, aí, fica muito mais difícil remediar.

Pensando nisso, vamos tratar hoje sobre a importância fundamental da ordem para ajudar você a oferecer ao seu filho um ambiente seguro para que ele cresça feliz, forte e seguro:

O caos externo é, de alguma maneira, um reflexo direto da desordem interna. Uma pessoa que está sã, feliz, satisfeita e que sabe o que está fazendo da vida, muito dificilmente, consegue viver numa casa totalmente desorganizada, sem nada no lugar e sem saber por onde começar a ajeitar tudo.

É assim para os adultos, que possuem capacidade de abstrair o pensamento e que têm a capacidade de entender e racionalizar as coisas práticas da vida; quem dirá para uma criança.

A criança age com base nos seus sentidos. É em grande parte das vezes por isso que chora: chora quando está irritada, quando está com fome, com sede, com alguma coceirinha, quando alguém pega o seu brinquedo. Ela responde imediatamente cada vez que um dos seus sentidos sofre alguma interferência não prevista. Ela, ainda, não tem autocontrole as suas emoções. Precisa de ajuda para isso. Precisa de ajuda para aprender a crescer. Precisa de ajuda para educar os seus afetos e a sua vontade.

Dito isto, fica muito mais fácil para nós, adultos, percebermos que o afeto é muito importante para os pequenos: eles precisam sentir um afeto positivo para criar segurança e conseguirem, aos poucos, desenvolver a razão com a afetividade ordenada.

Ordenado. Ou seja, ordem. A ordem é premissa básica para o bom desenvolvimento de qualquer criança. Mas, como isso se dá na prática?

Em primeiríssimo lugar:as crianças tendem a ser muito mais obedientes e prestativas quando sabem a ordem dos acontecimentos, ou seja, a rotina. É fundamental que elas conheçam a rotina da casa, das suas atividades e se sintam integradas nela. Se todos nós já acordamos sabendo o que temos que fazer e isso nos dá um norte, uma boa sensação de segurança, por que seria diferente com as crianças? Ninguém gosta de se sentir perdido. Sem rumo. Sem saber de onde veio e para onde vai. A essa disposição dá-se o nome de previsibilidade. As crianças precisam prever o que vai acontecer.

Em segundo lugar, é muito importante para a formação da personalidade que as crianças se sintam úteis. Quando damos a ela alguma tarefa da casa ou uma responsabilidade, agem com maior confiança. Elas percebem que a sua presença faz diferença no ambiente e absorvem essa atmosfera de tranquilidade e ação na harmonia familiar. Isso é fundamental. É a condição central para o crescimento feliz e integrado.

É notável a diferença de uma criança que conhece a sua rotina e vê a importância que tem para a família de outra que é apartada do convívio do lar, ainda que indiretamente, como quando é sempre entretida com eletrônicos, ou distanciada dos afazeres da casa por completo ou, ainda, desmotivada – “você não faz nada direito”, coisas do tipo.

Importantes educadores insistem para o fato de que o ambiente e a formação dos hábitos são indispensáveis para a formação do caráter. A reprodução diária de um bom convívio e um ambiente ordenado gera a base para uma educação sólida, na qual a criança pode se desenvolver em todas as suas potencialidades.

Pensando nisso, separamos algumas dicas de como você pode criar uma boa rotina, em ordem, e ajudar seu filho a desenvolver uma personalidade forte e segura:

  • estabeleça locais fixos para guardar: cada coisa em seu lugar. Quando estiver tudo organizado a criança pode sozinha cuidar do espaço, deixando cada coisa no espaço determinado – assim ela pode ajudar quando alguém precisar de um objeto específico e entender que tem responsabilidade na casa;
  • cuide para que a rotina seja cumprida constantemente: quando as crianças têm na própria cabeça como tudo vai funcionar, elas automaticamente vão cooperar pelo cumprimento de todas as etapas;
  • repita quantas vezes for necessário: sem irritação ou brigas. Criança é criança. Elas não possuem a mesma capacidade que os adultos de entender e inteligir um comando rapidamente. Repita com carinho e firmeza “agora é hora escovar os dentes/ lembra que agora é hora de escovar os dentes?”;
  • elogie quando cumprirem bem alguma tarefa: as crianças olham para o que os pais olham. Quando elogiamos e reconhecemos o seu esforço com amor e atenção, elas se sentem amadas e compreendidas, elas olham para aquele bom hábito e tendem a reforçá-lo. É assim que cultivam e fortificam as boas ações.
  • dê tarefas fixas: você pode separar alguma tarefa da casa e deixá-la sobre a responsabilidade dela. Por exemplo: avisar quando o sabonete estiver acabando, ou pendurar roupas num determinado espaço, ou guardar os brinquedos em determinado horário, etc. Mas lembre-se de só delegar funções que ela possa cumprir com excelência para que cultive a competência de terminar o que começou e com êxito;

A criança que vive num ambiente de ordem externa tende a ter aquele convívio como parâmetro para todas as esferas da vida. Ela aprenderá, desde pequena, que há uma ordem que depende de sua ação e que ela pode cuidar para preservá-la. Não apenas isso: ela perceberá que pode ajudar e servir aos que ama com zelo e amor.

Leia também: Educação Afetiva: você sabe como colocar em prática?

Compartilhe conosco sobre a sua rotina e conte conosco se precisar de ajuda.

Até breve!

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