Pets e crianças – aprenda os benefícios dessa relação

Estudos recentes apontam que crianças criadas com pets até os 5 anos ganham mais resistência a alguns tipos de doenças

Pets e crianças. Essa relação gira em torno de mitos e receios por parte de algumas pessoas. Muitos pais de primeira viagem dão seus bichinhos de estimação, com a chegada do bebê. Eles desconhecem os inúmeros benefícios da companhia de um pet para a criança. Só quem possui um animal de estimação sabe o valor que ele tem para o ambiente familiar, para a saúde das crianças e o seu desenvolvimento físico, mental e emocional.

Na Austrália, estudos recentes (Universidade de Melbourne) apontam que crianças criadas com pets (até os 5 anos) adquirem mais resistência a alguns tipos de doenças. Ao contrário das que não passaram por essa experiência na primeira infância. Estas, criadas sem a presença de bichos de estimação, tornaram-se mais suscetíveis a alergias e infecções na adolescência e na fase adulta.

Essa pesquisa comprovou que o contato com os pets – principalmente com os pelos, faz com que as crianças criem resistência contra um tipo de vírus (RSV) causador de infecções e alergias respiratórias.

Além de fortalecer o sistema imunológico das crianças, a convivência com um pet ou animais de porte maior (equino) traz outros benefícios, a saber:

Tratamento para diversas doenças

A ciência já comprovou que terapias com animais geram resultados surpreendentes na saúde física e mental das pessoas. Alguns médicos especialistas indicam tratamento para quem possui deficiência auditiva e visual com a assistência de animais. Um bom exemplo é a equoterapia, terapia com cavalos.

Atualmente, em hospitais de diversos países, crianças com câncer ou outras doenças graves recebem a visita de cães, pois são benéficos à saúde e autoestima dos pequenos pacientes. E a lista não para! Crianças ou adultos com ataxia, atrofia muscular, paralisia cerebral, além de pessoas com autismo, Síndrome de Down ou distúrbios comportamentais apresentam melhoras quando submetidos à terapia com animais.

Desenvolvimento Infantil

Outro benefício dos pets para a criança é em relação ao desenvolvimento físico. Crianças criadas com bichinhos de estimação se exercitam mais ao brincarem com seus animaizinhos. Os cães, em especial, são excelentes companheiros para jogos aos ar livre, corrida, caminhada e passeios diários, já que gostam de brincar com as crianças.

Do mesmo modo, as crianças são beneficiadas pelos pets no âmbito afetivo, comportamental, emocional e social. Elas aprendem a se relacionar melhor com outras crianças e com os adultos. Devido à convivência com os bichinhos de estimação, elas desenvolvem a capacidade de observação e compreensão, além dos sentimentos de solidariedade, generosidade, zelo, afeto, carinho e respeito ao próximo. Enfim, a criança torna-se muito mais sensível e humana!

Fonte: SOS Casas de Acolhida.

,
Post anterior
7 brincadeiras para Festas Juninas {e Julinas} para os pequenos
Próximo post
30 ideias para as férias escolares: atividades e brincadeiras para a família

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fill out this field
Fill out this field
Digite um endereço de e-mail válido.

Menu
WhatsApp chat

Positive SSL EV