Mommy Burnout: o esgotamento de mães sobrecarregadas

Mommy Burnout: Sentir-se exausto(a) após um dia de trabalho (seja dentro ou fora de casa) é normal. Afinal, quem nunca passou o dia todo sonhando com o momento que chegaria em casa, tomaria um banho e se jogaria na cama até o outro dia? Sentir-se cansado(a) é normal e faz parte da vida agitada que levamos. No entanto, quando a sensação de cansaço torna-se constante, gerando estresse, desmotivação e problemas no cotidiano, é o momento de refletir sobre as causas e consequências dessa exaustão, pois o cansaço exagerado pode configurar um distúrbio psíquico.

Você já ouviu falar em Síndrome de Burnout?

Em inglês, burnout significa exaustão, depressão, fadiga. Conhecida também como síndrome do esgotamento profissional, a Síndrome de Burnout é um distúrbio psíquico marcado pela sensação de exaustão, tensão emocional e estresse crônico gerados pela dedicação excessiva ao trabalho. Basicamente, é quando um trabalhador passa por um estado de estresse tão grande que não aguenta a pressão e “pifa”. Quando isso acontece, muitas vezes, é necessário até um afastamento do trabalho e/ou licença médica. As pessoas que, geralmente, tendem a passar por este quadro psíquico, são os profissionais mais dedicados e perfeccionistas, que se cobram demais para alcançar seus objetivos.

Mommy Burnout: a síndrome do esgotamento na maternidade

Fazendo um paralelo com a síndrome do esgotamento profissional, nos Estados Unidos já se usa o termo Mommy Burnout para se referir a exaustão e estresse crônicos de mães sobrecarregadas em sua rotina e função materna. Mais uma vez, sentir-se cansada ao final de um longo dia é natural, desde que a exaustão não vire rotina, atrapalhando as demais atividades e fazendo com que a mãe perca seu interesse e motivação por coisas que antes gostava de fazer.

Leia também: Mães reais: as que amam a sua vocação, podem mudar o mundo.

Assim como no Burnout profissional, o quadro acontece mais comumente com mães que buscam corresponder a expectativa irreal da maternidade perfeita, exigindo demais de si para ser uma mãe 100% boa em 100% do tempo. Além do esgotamento constante, o Mommy Burnout também vem acompanhado de outros sintomas, como irritabilidade, falta de interesse, motivação e propósito, falta de prazer no cuidado com os pequenos e pensamentos negativos frequentes. Claro que esses sintomas podem fazer parte de nossas vidas em determinados momentos, por isso é preciso atenção a intensidade e frequência desses sentimentos para saber quando é o momento de buscar ajuda profissional.

3 formas de aliviar o estresse e a pressão da maternidade:

É inevitável fugir da sensação de cansaço e culpa que pega as mamães vez ou outra, mas existem algumas formas de tornar a rotina mais leve e prazerosa, para que o lado bom da maternidade possa sempre superar qualquer eventualidade do cotidiano. Confira algumas formas de passar longe do Mommy Burnout:

  1. Peça e, principalmente, aceite ajuda.Entenda que você não precisa (e nem consegue) dar conta de tudo sozinha. Divida as tarefas da casa e os cuidados dos filhos com o companheiro e sempre conte com a ajuda de familiares e amigos de confiança.

    2. Mantenha relacionamentos fora do seu grupo de maternidade.Tenha amigos para sair de vez em quando, tomar um café, ir a um bar e jogar conversa fora sobre assuntos que não sejam apenas fraldas, filhos e mamadeiras.

  2. Reserve um tempo só para você!Que seja 30 minutos para tomar um bom banho, ler um livro, se exercitar ou apenas ficar sozinha e em silêncio, Enfim, o que for possível. Aproveite as outras pessoas que podem dar uma olhadinha no pequeno vez ou outra e use o tempo para você.

Fonte: Leiturinha

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