É tarefa difícil encontrar uma pessoa sequer que não goste desta época e das delícias das festas juninas – que, de maneira especial neste ano, vem acompanhada com as comemorações da Copa do Mundo de Futebol.
Comidas típicas, música caipira e sertaneja, quadrilha, friozinho, família reunida, o clima é de muita festa e marcam um tempo de alegria e comemorações variadas.
Isso faz um bem enorme às crianças. Reforça para elas laços afetuosos, memórias com a família, criam no imaginário e no coração a sensação de alegria compartilhada, de momentos felizes vividos ao lado dos pais, do avós, dos tios e dos amigos.
Quem é que não se lembra da Copa de 94 quando o goleiro Tafarel defendeu o gol que garantiu o título de Treta Campeão para o Brasil? Parece que a gente consegue sentir aquela mesma sensação de euforia e satisfação, não é? E isso aconteceu há 24 anos!
Ou então daquela festa junina de quando criança quando elas ocorriam com maior frequências nas ruas e bairros e garantiam os trajes típicos de quadrilha, as pintinhas no rosto e a maçã do amor?
Tudo isso é memória afetiva.
Garantir esse tipo de experiência aos nossos filhos é mais do que garantir uma simples experiência: é ajudá-los na formação da afetividade e também da personalidade. Faz um bem tremendo.
É também por isso que se faz importante reforçar os cuidados com os pequenos durante as comemorações. E quando se fala em cuidado a Pilili está sempre pronta para ajudar no que for possível a todos os papais e mamães atentos.
Separamos algumas dicas que podem ajudar na hora de se programar para as festividades:
Barulhos excessivos: fogos de artifício, bombinhas, buzinas, gritarias – tudo isso faz parte das tradições das festas, mas é bom sempre lembrar que as crianças não têm a mesma tolerância que nós adultos. Ficam mais facilmente estressadas, cansadas e poluição sonora pode afetar o modo como elas se lembrarão destes momentos. É sempre bom tentar procurar lugares mais tranquilos e com hora marcada para encerrar. Criança cansada e com sono…é estresse na certa!
Fogos e fogueiras: nós sabemos que todo pai e mãe fica aflito quando tem uma fogueira perto ou quando alguém da família resolve soltar rojões. São muito comuns nessa época os acidentes envolvendo queimaduras em adultos e crianças. Essas coisas acontecem tão rapidamente que não dá pra descuidar nem por um segundo. Evitar lugares com esse tipo de matéria, seria o ideal;
Aglomerações: qualquer um de nós que acompanhe minimamente qualquer noticiário sabe bem que a situação está crítica no que se refere à violência. Não dá pra confiar em ninguém. Uma fração de segundos é suficiente para criminosos dos mais cruéis se aproveitarem, e, além disso, lugares muito cheios e com muito movimento são também grandes propagadores de vírus e bactérias – seria bom escolher locais abertos onde há maior circulação de ar e menos aglomerações;
Vestimentas: chegamos na nossa parte preferida! Já falamos aqui no blog sobre a maravilhosa fase que é a infância e como é fundamental preservar a inocência das crianças, principalmente no modo como vestí-las. Por mais que as coisas e os looks estejam cada vez menos infantis, é muito positivo apostar nos vestidinhos caipiras para as meninas, daqueles com rendinhas, lacinhos, muitas cores e flores. E em muito xadrez e retalhos para os meninos. Além de lindo, estiloso e característico é muito mais apropriado para crianças do que coletes agarrados, calças justíssimas e botas desconfortáveis. Pense nisso!
Desejamos a você e à sua família muitas comemorações de Festa Junina e Copa do Mundo, ainda que sejam feitas em casa, na simplicidade contagiante que só o nosso lar pode ofertar.
Mais do que qualquer lugar que você possa levar seus filhos, é no coração da sua família que ele encontra tudo o que precisa.
Até breve!