7 brincadeiras para Festas Juninas {e Julinas} para os pequenos

“Maio já deu o seu recado

Prossiga, em danças, a função!

Entre na roda o mês amado,
O alegre mês de São João!”

                   

As tradicionais, alegres e tão singulares festas juninas permanecem firmes (ainda bem) em nosso país, mas é de se concordar que elas perderam um pouco da essência mais simples, ingênua e caipira que outrora marcaram época.

As ruas já não são tão mais seguras, as crianças já não têm bem desenvolvido o hábito de brincarem sozinhas, sem eletrônicos – e algumas brincadeiras foram sendo deixadas de lado.

Por isso, trouxemos para você e sua família, hoje, o resgate de algumas brincadeiras tradicionais para que você possa fazer com seus filhos em casa, na Festa Junina da família ou, até mesmo, propor para a escola dos seus filhos. De pouquinho em pouquinho, família por família, muita coisa boa para as nossas crianças pode ser restaurada.

 

Olha só essas brincadeiras super divertidas, fáceis de fazer e repletas de significado:

1- Jogo de argolas:

Quem não lembra das barraquinhas com jogo de argola? Uma brincadeira barata, fácil de manipular, que pode ser feita para crianças menores e maiores (aumentando o nível de dificuldade) e que ainda exercita atenção e arremesso:

Enchem-se com água garrafas plásticas de refrigerante, e marca-se uma linha de arremesso em torno de 1,5 metro de distância. Cada participante deverá receber argolas para as tentativas de acerto. Vence quem acertar o gargalo das garrafas com o maior número de argolas.

2- Boca do palhaço:

Essa é uma das mais antigas brincadeiras de festa junina. Tradicional em diversas partes do mundo, é uma das que você pode propor para ser feita na festa junina da escola, e que pode ser reutilizada por muito tempo:

Prepara-se um grande painel retratando o rosto de um palhaço. A boca é um buraco e o jogo consiste em acertar bolinhas lá dentro. O jogador pode ter cinco tentativas e a bolinha pode ser feita de meia.

3- Corrida de saco:

Essa é aquele tipo de brincadeira que toda criança adora: tem desafio, corrida, pulo, tombos e competição. Vale muito a pena especialmente para quem faz festa junina ao ar livre, com gramado. Dá para entreter a criançada por horas:

Consiste numa corrida onde os participantes devem pular dentro de um saco de estopa (saco de farinha, por exemplo). Quem atingir a reta final primeiro ganha a partida.

4- Acerte o alvo

Também famosa nas barraquinhas de festas juninas, agrada crianças de todas as idades principalmente quando acertam ao alvo e ganham o presente.

A brincadeira junina sugere arremessar uma bola em algum objeto que seja o alvo do prêmio ou brinde. Normalmente se tem uma prateleira com objetos ou brindes numerados, que será dado a quem acertar o alvo ou, então, os alvos têm os números correspondentes aos brinquedos que eles valem.

5- Pescaria

Quanto mais simples, melhor. Geralmente se faz com aquelas piscinas de mil litros, areia e peixinhos feitos de papel. Essa brincadeira é uma daquelas que ninguém nunca esquece. Cria memória afetiva:

Numa grande caixa ou bacia com areia, colocam-se peixinhos de madeira ou papelão. O objetivo é pescá-los, usando uma varinha. É possível fazer um furinho nos peixes para que o anzol o fisgue ou usar ímãs. Quando a criança pesca o peixe, ganha o brinde com o número indicado.

 

6- Corrida do milho

Brincadeira antiga, ideal para animar a festa e fazer as crianças se exercitarem:

Coloca-se uma bacia com grãos de milho atrás de uma linha. Atrás de outra linha, a uma boa distância, os participantes são reunidos aos pares. Uma pessoa segura uma colher e a outra um copo descartável. Dado o sinal os participantes com a colher correm até a bacia, enchem a colher com milho e voltam para a linha de largada, onde colocam o milho no copo que seu parceiro está segurando. Vence a dupla que encher primeiro o copinho com milho.

 

7- Bingo

A nossa geração, pais e mães hoje, certamente se lembra muito bem do bingo. Um jogo tradicional que além de demandar um bom tempo, exige concentração, raciocínio rápido e domínio dos numerais. Há hoje disponíveis diversas versões para comprar o jogo, de inúmeras marcas.

O Bingo, é um jogo de sorte e com regras simples. Deve-se  marcar um cartão com 24 números dividido em 5 colunas por 5 linhas (no meio da cartela fica sempre um espaço livre ou escrito bingo)

Para marcar estes números no cartão é através do sorteio de bolas numeradas, que são serão sorteadas uma a uma, tiradas de dentro de um globo. É importante para quem vai anunciar ou cantar as bolas, certificar que todas as 99 bolas estejam dentro do globo.

Para se ganhar no Bingo, existe pelo menos 4 formas, que eu conheça. Ganha quem marcar uma fileira de 5 números na Vertical, Horizontal, diagonal ou com o cartão completo (Cartela cheia). Tudo depender do que foi combinado com a organização do Bingo. Também se leva em conta a marcação do cartão completo o maior prêmio dado no final do jogo.

Para marcar o cartão ou cartela de bingo, pode ser feito com caneta ou palitos perfurantes. É aconselhável usar caneta, pois se você furar errado pode atrapalhar na marcação. Se marcou as sequências conforme as regras, grite! “BINGO”, anunciando assim um ganhador.

 

Não há desculpas para que a festa junina deste ano seja desanimada ou com todo mundo preso no celular, não é? Vamos mesmo colocar essa criançada para correr, brincar, conviver com os amigos e ser, assim, ser mais feliz:

 

“Fogos alegres, pistolas,

Bombas! ao som das violas,

Ardei! cantai! crepitai!

Num largo e claro sorriso,

Seja a terra um paraíso!

Folgai, crianças, folgai!”

 

Trechos do poema Os meses de Olavo Bilac.

 

Fonte:

https://www.semprefamilia.com.br/como-organizar-12-brincadeiras-para-animar-a-sua-festa-junina/

28 Brincadeiras de Festa Junina para Animar seu São João!

 

 

 

 

, ,
Post anterior
Dicas para melhorar as defesas das crianças no inverno
Próximo post
Pets e crianças – aprenda os benefícios dessa relação

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fill out this field
Fill out this field
Digite um endereço de e-mail válido.

Menu
WhatsApp chat

Positive SSL EV